Angela Merkel defendeu que as «sociedades da Internet, como o Facebook, Google e outras, devem ser obrigadas a indicar aos países europeus a quem elas transmitem os dados».
A chanceler alemã defendeu, este domingo, uma regulamentação europeia no sentido de uma melhor proteção dos dados privados dos europeus na Internet.
Em entrevista à televisão pública alemã, Angela Merkel disse que deseja que as «sociedades da Internet, como o Facebook, Google e outras, devem ser obrigadas a indicar aos países europeus a quem elas transmitem os dados».
Segundo a chefe do governo germânico, uma medida como esta deveria fazer «parte de um acordo europeu sobre a proteção de dados».
Estas declarações surgiram após a deslocação do ministro alemão do Interior a Washington, onde o governante germânico procurou esclarecimentos da administração norte-americana sobre um programa mundial de controlo de comunicações eletrónicas comandado pelos Estados Unidos.
A dois meses das eleições na Alemanha, a oposição acusa Merkel de estar ao corrente da espionagem internacional que visa, em particular, o povo alemão.