A taxa de inflação anual acelerou, em junho, para 1,6% na zona euro e para 1,7% na União Europeia, tendo Portugal registado a oitava taxa mais baixa (1,2%), informou hoje o Eurostat.
Na zona euro, a taxa de inflação anual foi de 1,6% em junho, contra os 1,4% registados em maio e abaixo dos 2,4% verificados em junho de 2012, segundo os valores divulgados hoje pelo gabinete de estatísticas da UE, que estão em linha com os que foram divulgados na estimativa rápida de 1 de julho.
No conjunto da União Europeia (UE), a taxa de inflação anual situou-se nos 1,7% em junho, acima dos 1,6% registados no mês anterior e abaixo dos 2,5% verificados um ano antes.
Entre os Estados-membros, Portugal registou, a par da Bulgária, a oitava taxa de inflação anual mais baixa: 1,2%, contra 0,9% registados em maio.
Já a taxa de inflação mensal em Portugal situou-se em 0,1% em junho, como divulgou o Instituto Nacional de Estatística (INE) a 10 de julho.
Entre os Estados-membros da UE, as taxas de inflação anual mais baixas pertenceram à Grécia (-0,3%), à Letónia e à Polónia (0,2% em ambos os países), enquanto as mais altas foram observadas na Roménia (4,5%), na Estónia (4,1%) e na Holanda (3,2%).