A Agência do Ambiente desaconselha os banhos a toda a população na margem Sul do Tejo e recomenda a adultos com maior fundo alérgico e crianças que não entrem no mar em São Pedro do Estoril.
Em comunicado, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) refere que, na sequência de relatos de reações cutâneas pelos banhistas que frequentaram estas zonas balneares na quarta-feira, as águas continuam a ser regularmente monitorizadas, pelo que recomenda, «a título preventivo», que sejam evitados banhos.
No caso das praias da margem Sul do Tejo, entre São João da Caparica e o Cabo Espichel, a APA desaconselha os banhos de mar a «toda a população» e apela ao cumprimento das indicações dadas pelos nadadores-salvadores.
Quanto à praia de São Pedro do Estoril, concelho de Cascais, as restrições são mais ligeiras, advertindo a APA para que em particular os adultos com maior fundo alérgico e as crianças evitem banhos de mar e que, caso tomem, passem posteriormente o corpo por água doce.
Contactado pela TSF, o comandante Cruz Gomes, da Capitania de Lisboa, avançou que na quarta-feira registaram-se 70 casos de irritação cutânea nas praias a sul da Costa de Caparica e 12 casos na praia de São Pedro do Estoril.