Vida

Brasil: 5000 efetivos garantem segurança da visita do papa ao santuário de Aparecida

Cartaz numa estação de metro de S. Paulo REUTERS/Nacho Doce

O Papa Francisco visita o Brasil entre os dias 22 e 28 de julho, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro. A visita ao santuário de Nossa Senhora de Aparecida é um dos momentos altos da viagem.

Cinco mil efetivos das diferentes polícias e forças militares brasileiras terão a seu cargo a segurança do papa Francisco e dos fiéis, na quarta-feira, durante a sua visita ao santuário de Nossa Senhora Aparecida, no Estado de S. Paulo.

Citando a imprensa digital, a agência Efe noticia que cerca de metade destes cinco mil efetivos já se encontra na cidade de Aparecida do Norte, a 167 quilómetros de S. Paulo, no Brasil.

A edição digital d'O Estado de São Paulo, citada pela Efe, afirma que cerca de 2.200 soldados chegaram a Aparecida do Norte na sexta-feira passada.

O contingente de segurança fica completo na noite de terça-feira, véspera da missa que o papa celebrará no maior santuário mariano da América do Sul.

A assessoria de imprensa do santuário não confirmou o número de efetivos, adiantado pela imprensa brasileira, segundo a qual envolve militares do Exército, Armada e Força Aérea, assim como policiais civis, militares, federais e de trânsito, assim como bombeiros, guardas municipais e a própria Guarda Suíça, que vela pela segurança pessoal do pontífice.

O papa fará um intervalo na sua participação na Jornada Mundial da Juventude, que se realiza na próxima semana no Rio de Janeiro, para visitar e celebrar missa em Aparecida do Norte, para 15.000 fiéis.

A visita do papa Francisco ao Brasil ocorre num momento de forte declínio no número de católicos no país, que passou de 91,8 por cento, em 1970, para 64,6 por cento, em 2010, de acordo com o último censo.

A forte queda, no entanto, ainda não foi o suficiente para tirar do Brasil o título de ser um dos maiores países católicos do mundo, já que o catolicismo representa 64,6 por cento de uma população de quase 200 milhões de habitantes.

O papa Francisco chega na próxima segunda-feira, dia 22 ao Rio de Janeiro, onde manterá encontros com a presidente Dilma Rousseff no mesmo dia. Os principais encontros com os fieis acontecerão nos dias 25 e 26, na orla de Copacabana, quando se prevê a presença de entre 1,5 e 2 milhões de fiéis.

A visita pontificia ao Brasil, segundo a Efe, mobiliza 14.000 militares e polícias, sendo 10.200 das Forças Armadas brasileiras.