Nas primeiras horas de viagem ao Brasil, o papa Francisco fez esta noite um apelo para que os jovens façam discípulos na Igreja Católica.
[youtube:4u2ICdWCe9M]
Numa cerimónia oficial, ao lado da presidente Dilma Rousseff, no Rio de Janeiro, o papa Francisco fez um discurso, sobretudo, religioso, destacando a importância da juventude no futuro das nações.
«A juventude é a janela pela qual o futuro entra no mundo», sublinhou.
Por seu turno, a chefe de estado brasileira fez um discurso político, sublinhando que o papa tem condições para criar uma aliança global de combate à fome e pobreza.
Uma multidão entusiasmada recebeu hoje o papa no Rio de Janeiro, na primeira visita ao estrangeiro do pontificado, por ocasião das 28.ª Jornadas Mundiais da Juventude.
Depois de ter sido recebido pela Presidente Dilma Rousseff à chegada ao aeroporto do Rio de Janeiro às 16:00 (20:00 em Lisboa), o papa deslocou-se de automóvel para a catedral metropolitana da cidade.
Ao chegar ao centro da cidade, o veículo do papa, que saudava a multidão através da janela aberta, ficou por vezes bloqueados por fiéis mais exaltados, avançando com dificuldade.
Já a bordo de um jipe branco descoberto, o papa dirigiu para o teatro municipal do Rio, sob os vivas de dezenas de milhares de peregrinos, a cantar e dançar, agitando bandeiras do Vaticano ou do país de origem.