Vida

Papa Francisco recebe chaves do Rio de Janeiro e visita favela

Papa Francisco Reuters/Stefano Rellandini

O Papa recebe hoje as chaves da cidade das mãos do prefeito Eduardo Paes, num dia em que vai abençoar as bandeiras oficiais dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos e visitar a favela da Varginha.

Pela manhã, o líder católico celebra uma missa privada na Residência do Sumaré, local onde está hospedado no Rio de Janeiro.

Depois, Francisco desloca-se ao Palácio da Cidade, onde vai receber, das mãos do prefeito Eduardo Paes, as chaves da cidade e abençoará as bandeiras oficiais dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos.

O Papa vai realizar, posteriormente, uma visita à comunidade da Varginha, em Manguinhos, uma zona de uma favela pacificada no programa de recuperação realizado pelas autoridades brasileiras.

Francisco vai visitar depois a igreja dedicada a São Jerónimo Emiliano, na qual vai se encontrar com a comunidade paroquial, e vai ainda encontrar-se com peregrinos argentinos na catedral do Rio de Janeiro.

No final da tarde, Francisco deixa a Residência do Sumaré em direção à Praia de Copacabana para a Festa da Acolhida aos jovens participantes da Jornada Mundial da Juventude, fará um discurso e abençoará os jovens.

O porta-voz do Vaticano, Fedrico Lombardi, disse que os Presidentes de Argentina, Cristina Kirchner, Bolívia, Evo Morales, Suriname, Desi Delano Bouterse, e os vice-presidentes de Uruguai, Danilo Astori, e Paraguai, Óscar Denis, confirmaram presença na missa de encerramento da Jornada Mundial da Juventude, no próximo domingo, no Campus Fidei em Guaratiba, na zona oeste do Rio de Janeiro.