Vida

Peregrinos portugueses contentes com acolhimento brasileiro

Mais de 500 peregrinos portugueses estão no Brasil para participar da Jornada Mundial da Juventude, com grande expectativa para o encontro com o papa Francisco e a sentir-se em casa com um acolhimento caloroso dos brasileiros.

«Estar a ser fantástico. Eu acho o Brasil maravilhoso, as pessoas recebem-nos muito bem. É diferente de como foi em Madrid, estou a gostar muito mais», afirmou a estudante Mariana Pinto, que está hospedada no Colégio São Paulo, no famoso bairro de Ipanema, na zona sul do Rio de Janeiro.

Para peregrinos, a emoção de estar tão distante de casa e, ao mesmo tempo ser acolhido por um povo irmão, que fala a mesma língua, é muito grande, acrescentou.

«É uma grande alegria estar do outro lado do Atlântico, com um povo que é um povo irmão, a viver as primeiras Jornadas em língua portuguesa, isso é também um grande marco», ressaltou a coordenadora do grupo de Aveiro.

Os preparativos para a viagem começaram vários meses antes, com a realização de eventos como feirinhas e arraiais para angariar fundos, além dos preparativos espirituais, com orações, retiros e reflexões.

Hospedados em diferentes regiões da cidade, os próprios peregrinos portugueses, oriundos de diversas regiões de Portugal também acabam por se conhecer melhor durante o evento e para eles, o encontro em terras estrangeiras tem um significado especial.

«Quando nos reunimos fora do país, como ocorreu também na última jornada, sentimos muito mais que somos um povo unido e capaz de caminhar dentro do próprio país, para trazer também alguma força para a Igreja portuguesa», ressalta o padre Pedro Rei, de Vila Real.

Ao todo, mais de 500 portugueses estão a participar das jornadas, que contam com a presença do papa Francisco. Apesar do mau tempo, a previsão é de que mais de 1,0 milhão de fiéis acompanhe as atividades que contarão com a presença do pontífice na orla da praia de Copacabana esta tarde, na zona sul do Rio de Janeiro.

Redação