Política

PS pede demissão da ministra das Finanças

O PS pede a demissão da ministra das Finanças, considerando que por causa do caso 'swap' Maria Luís Albuquerque já não tem condições «éticas» para desempenhar o cargo.

O líder parlamentar do PS, Carlos Zorrinho, defendeu hoje que a ministra das Finanças «perdeu as condições para permanecer no cargo», considerando que «construiu uma monumental mentira» na comissão de inquérito aos contratos "swap'.

«Estamos a pedir a demissão desta ministra por razões éticas», afirmou Carlos Zorrinho em conferência de imprensa no Parlamento, apelando ao primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, para «apreciar a incompatibilidade ética desta ministra permanecer em funções».

«Sabe-se agora que, no próprio dia em que tomou posse, 28 de junho de 2011, a então secretária de Estado do Tesouro e Finanças tratou do tema em encontro com o diretor geral do Tesouro e Finanças que, logo no dia seguinte, lhe deu a primeira informação solicitada sobre a matéria», adiantou.

Entretanto Maria Luís Albuquerque, questionada pelos jornalistas durante a apresentação do anteprojeto da reforma do IRC no Ministério das Finanças, afirmou que irá dar todos os esclarecimentos sobre o caso dos 'swap' e que os trabalhos do Parlamento concluirão que a atuação do Governo foi a correta.