Economia

Sindicatos surpreendidos com proposta do Governo para ADSE

Os sindicatos da Função Pública foram surpreendidos com a oferta do Governo que atribui a estes funcionários a possibilidade de continuarem a beneficiar da ADSE.

Com nova reunião marcada para esta terça-feira com o secretário de Estado da Administração Pública os sindicatos avisam que vão exigir explicações sobre o novo incentivo que o Governo apresentou em primeira mão aos jornais.

Para conseguir mais rescisões amigáveis no Estado quem sair de livre vontade vai poder manter a ADSE em troca do pagamento de uma quota. Os outros que forem despedidos perdem o direito a este subsistema de saúde .

Por este motivo, a FESAP, pela voz de José Abrãao, considera que existem dois pesos e duas medidas, enquanto o STE (Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado) diz que são propostas sem sentido.

Helena Rodrigues, do STE, sublinha em declarações à TSF, que o Governo tentou desta maneira resolver dois problemas, convencer os trabalhadores a saírem a bem, mantendo o financiamento da ADSE, que estava ameaçado.