O antigo ministro das Finanças garantiu que Maria Luís Albuquerque disse a verdade quando disse que «nada lhe foi referido na pasta de transição» sobre os contratos swap.
Vítor Gaspar assegurou que Maria Luís Albuquerque disse a verdade sobre a falta de informação que recebeu do anterior Governo, enquanto era secretária de Estado do Tesouro, a propósito dos contratos swap.
Na Comissão Parlamentar de Inquérito aos contratos swap, o antigo ministro das Finanças disse que a «única interpretação que me parece razoável das afirmações da ministra das Finanças é que nada lhe foi referido na pasta de transição».
«Essa afirmação corresponde exatamente à verdade tal como foi reportado», acrescentou Gaspar, respondendo a uma pergunta do deputado socialista João Galamba.
O deputado do PS insistiu na pergunta a Vítor Gaspar sobre a falta de informação da ministra sobre estes contratos dada a «troca de e-mails entre Maria Luís Albuquerque e o diretor-geral de Finanças e com a reunião tida entre Vítor Gaspar e Teixeira dos Santos e com os sucessivos e-mails no final de junho e em julho».
«Não há qualquer dúvida, e seria ridículo argumentar o contrário, que alguém, como dirigente de uma empresa pública, que contratou produtos derivados que tiveram de resto bom resultado na contenção de custos de financiamento e risco desconhecesse a questão na sua generalidade», respondeu Gaspar.
Para este ex-ministro das Finanças, Maria Luís Albuquerque «não só não desconhecia como conhecia bem». «É uma pessoa que pode ser considerada uma perita nesta matéria», concluiu.