O presidente da Câmara do Porto defendeu hoje que alguém «que não diz a verdade toda» no Parlamento não deve ser ministra das Finanças e considerou a governante como «uma pedra no sapato» do Governo.
Rui Rio teceu hoje duras críticas à ministra das Finanças considerando que Maria Luís Albuquerque não tem condições para estar no cargo.
Recusando avaliar se a ministra mentiu no caso dos contratos 'swap', Rui Rio vincou que a experiência que tem e a avaliação que faz às «capacidades» da governante «é muito má», e se ele fosse primeiro-ministro, ela não ocupava o cargo que ocupa.
«Não vou dizer que a senhora mentiu ou que faltou à verdade. Se vivêssemos numa democracia adulta, uma pessoa que não diz a verdade toda, e pelo menos isso é certo que ela fez, não devia ocupar o cargo (...). O Governo tem um problema neste momento. É uma pena ter aquela pedra no sapato», frisou o presidente da Câmara do Porto.
O também presidente da Junta Metropolitana do Porto revelou que esta entidade alertou Maria Luís Albuquerque para os contratos 'swap' na empresa do Metro do Porto e que ela, «pura e simplesmente», não respondeu.
Questionado sobre se o executivo tem condições para se manter durante mais dois anos, o autarca sustentou que «vai depender do mérito do Governo», mas afirmou que o mesmo tem agora «mais hipóteses do que há dois meses».
Rui Rio assume que «há um reforço do CDS-PP» na recente remodelação governamental mas isso «é o preço que o Governo pagou por manter a ministra das Finanças».