Política

Cavaco Silva deseja que Executivo «governe bem»

Cavaco Silva Global Imagens

O Presidente da República deseja que o Executivo «governe bem», aconselhando como prioridades o combate ao desemprego e o crescimento económico.

Um dia depois de aprovada a moção de confiança - apenas com o voto a favor do PSD e do CDS - o Presidente da República deseja que o «Governo governe bem e atribua prioridade no crescimento económico e ao combate ao desemprego, como ultimamente tem sido sublinhado».

Desta forma, acrescentou no chefe de Estado, o Governo poderá conseguir «um melhor equilíbrio entre a consolidação das contas públicas e a promoção da retoma económica».

Em Mondim de Basto, onde inaugurou a biblioteca municipal, Cavaco Silva recordou as garantias que recebeu de Passos Coelho e de Paulo Portas quanto ao reforço da coligação.

«Os dois partidos da coligação assumiram comigo o compromisso de manter e reforçar a coesão governamental, representada por dois partidos, e de alcançar de forma duradoura uma sintonia em relação às principais políticas económicas e sociais. Esperamos para ver», adiantou.

O Presidente da República recordou ainda que a ministra das Finanças «depende da confiança do primeiro-ministro», que reafirma toda a isenção de Maria Luís Albuquerque no caso dos contratos de alto risco.

«Quando o nome foi-me proposto, o primeiro-ministro deu-me garantias absolutas de que nada menos correto pesava sobre a ministra das Finanças», explicou.

Como existe uma comissão de inquérito no Parlamento sobre os contratos swap, o chefe de Estado preferiu «não fazer nenhuma especulação», até porque nem o pode fazer.