Entidade vai ser presidida pelo ministro Paulo Portas e terá como objetivo definir políticas de estimulo à economia e investimento.
O Conselho de Ministros aprovou hoje a criação de uma reunião de coordenação dos assuntos económicos e do investimento, que juntará diversos membros do Governo focados no investimento e relançamento da economia.
O ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, Luís Marques Guedes, anunciou que a entidade será presidida pelo vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, e contará com a presença do ministro da Economia, Pires de Lima, o ministro da Presidência Marques Guedes e 14 secretários de Estado de diferentes áreas, mas todos ligados «às áreas económicas e do investimento».
Os governantes irão reunir-se para debater, «facilitar» e «desbloquear» questões ligadas a investimento uma vez a cada duas semanas, com o Conselho de Ministros a focar uma vez a cada dois meses a sua agenda no relançamento do investimento e da economia.
«O que se pretende nesta fase é criar mecanismos adequados ao nível político» para que membros do Governo «possam permanentemente identificar» situações que mereçam atenção ao nível do investimento económico e agir «de forma rápida e eficaz» para a sua concretização, referiu Marques Guedes.
Terminada a reunião de hoje, os ministros permaneceram na sede do Conselho de Ministros para acertar agulhas sobre a proposta de orçamento do Estado para 2014, um trabalho que vai prosseguir em Agosto.
Durante as férias do primeiro-ministro Passos Coelho, na primeira quinzena de agosto, o Governo será presidido pelo vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, anunciou ainda Marques Guedes.
Relativamente à periodicidade com que irá reunir o Conselho de Ministro durante o mês de agosto, Marques Guedes referiu que já está estabelecido que na primeira quinzena haverá pelo menos um encontro dos membros do Governo.