Vida

Gramadoelas, primeiro restaurante a desafiar apartheid, fecha portas

Gramadoelas Direitos Reservados

Este restaurante sul-africano acabou por começar a desafiar por acaso as ordens vigentes que exigiam uma autorização para que se pudesse servir a população negra e mulata.

O primeiro restaurante a desafiar o regime do apartheid na África do Sul fechou portas esta semana, depois de ter ficado na história por ter arriscado o convívio entre brancos e negros.

Numa altura em que era necessária a autorização do governo para servir a população negra e mulata, o Gramadoelas acabou por começar a desafiar as ordens vigentes por acaso.

Tudo começou quando o regime não questionou a presença de negros num grupo de políticos norte-americanos que tinham feito reserva para um jantar neste restaurante.

Constatando que a polícia não os incomodou, os donos deste restuarante do centro de Joanesburgo decidiram abrir as portas a todas as raças na noite seguinte.

Pioneiro neste desafio, o restaurante elaborou uma ementa para agradar a todos os gostos, criando o buffet pan-sul-africano, um prato que juntou um pouco de todas as iguarias das várias cozinhas que existem no país.