Vida

Uma velha nova aldeia

Covas do Monte, no concelho de São Pedro do Sul, Viseu TSF/Amadeu Araújo

Covas do Monte é uma aldeia do concelho de São Pedro do Sul, situada em plena Serra de S. Macário. Ali vivem cerca de meia centena de pessoas, a maioria idosos que só conheceram a existência rude, mas abundante, da serra. A TSF visitou esta aldeia que vê agora nascer uma nova vida.

Por estes dias, Covas do Monte está em obras. Ao murmurejar das águas cristalinas e ao chilrear da passarada juntou-se o bulício da construção civil.

Os operários são estudantes de arquitetura e trabalhadores calejados. Todos são voluntários unidos na vontade de melhorar a qualidade de vida dos habitantes de Covas do Monte, aldeia isolada mas com futuro.

Da iniciativa "Terra Amada", que visa a reabilitação de património construído em aldeias serranas do concelho de S. Pedro do Sul, arrancam as obras em Covas do Monte, com material de construção doado no valor de mais de 100 mil euros.

Nesta aldeia recôndita ainda há muito para fazer e estudantes e voluntários prometem continuar a deitar mãos à obra e tornar mas confortável a vida desta população idosa.

Ana Pinho é a professora ao comando destes estudantes, feitos operários com a missão de de criar conforto nas casas dos habitantes e também nas acessibilidades do espaço público.

Aos 50 estudantes juntaram-se outros tantos voluntários. Por toda a aldeia de Covas do Monte há tijolos, caibros, cimentos, betoneiras e até um "bobcat" desceu os mil metros de altitude da serra para se juntar à força de trabalho.