O secretário de Estado Pedro Lomba garantiu hoje que o Governo vai prestar esclarecimentos, até ao final do dia, sobre o envolvimento do secretário de Estado do Tesouro no caso swap.
O secretário de Estado Pedro Lomba afirmou que há «inconsistências problemáticas» que o Governo está a «averiguar» relativamente a documentos referentes ao envolvimento do secretário de Estado do Tesouro na tentativa de venda de "swap' ao Executivo anterior.
«Foram detetadas inconsistências que nesta fase merecem análise e cuidado no que concerne ao documento que está a ser apresentado como suporte da presença do senhor secretário de Estado do Tesouro nas reuniões sobre a venda, a suposta venda, de "swap', destinados à gestão da dívida pública e do défice», afirmou o secretário de Estado adjunto do ministro-adjunto e do Dsenvolvimento Regional.
«O Governo está a averiguar e a clarificar esta questão. Ate ao fim do dia, serão prestados todos os esclarecimentos no que concerne a estas inconsistências problemáticas», disse.
Pedro Lomba foi questionado sobre se as inconsistências se referem a alegadas contradições de declarações do secretário de Estado do Tesouro, Joaquim Pais Jorge, ou ao documento que permitiu ao canal de televisão SIC avançar que o atual governante esteve em 2005, enquanto quadro do Citigroup, em pelo menos três reuniões na residência oficial do primeiro-ministro, na época José Sócrates, para tentar vender contratos "swap' que escondessem a dívida pública e disfarçassem o défice.