Desporto

Sporting de Braga vence West Ham com golo de Rafa

Global Imagens/Algarve Photo Press

O Sporting de Braga, da I Liga portuguesa de futebol, venceu hoje o West Ham, por 1-0, graças a um golo de Rafa, e ficou mais perto da vitória no XIII Torneio do Guadiana, que se disputa em Portimão.

No segundo jogo da competição, o domínio bracarense só se expressou no marcador na segunda parte, com um golo do médio ofensivo ex-Feirense (63 minutos), que marcou pelo segundo jogo consecutivo, depois de ter assinado um dos tentos do empate (2-2) contra o Norwich na sexta-feira.

No regresso ao Algarve, onde já tinha disputado três jogos de preparação nesta pré-época, Jesualdo Ferreira optou por escolher uma equipa recheada de "segundas opções", reservando os habituais titulares para o confronto de amanhã com o Sporting.

A equipa bracarense teve sempre ascendente durante a primeira parte, mas, devido à pouca dinâmica, raramente incomodou o guarda-redes do West Ham, décimo classificado na última liga inglesa, que por sua vez se limitou ao futebol direto e se mostrou menos agressivo do que no duelo do dia anterior com os "leões".

Helder Barbosa (18 minutos) e Santos (33) ameaçaram, mas a verdadeira grande oportunidade do Sporting de Braga no primeiro tempo só chegou aos 39 minutos, quando Luiz Carlos, em posição frontal dentro da área, atirou por cima.

Na segunda parte, o jogo não mudou de feição, mas os bracarenses demonstraram maior eficácia, marcando na primeira ocasião de perigo, aos 63 minutos: Yazalde rematou para defesa de Castillo e Rafa surgiu oportuno a desviar para golo na recarga.

Pouco depois (68), Mauro esteve perto do segundo golo mas o guardião do conjunto inglês respondeu com uma grande defesa ao "tiro" do médio brasileiro.

Em desvantagem, o West Ham tentou responder mas optou sempre pelo pontapé longo, situação de jogo à qual o Sporting de Braga soube sempre responder, anulando quaisquer investidas inglesas.

Na marcação de grandes penalidades efetuada após o jogo, que poderá servir para desempate em caso de igualdade pontual no final do torneio, registou-se um empate 3-3. Os bracarenses Santos e Paulo Vinicius falharam as suas tentativas.

O XIII Torneio do Guadiana encerra na quarta-feira, com o jogo entre Sporting e Sporting de Braga (21:15), em Portimão, bastando o empate à turma minhota para inscrever pela primeira vez o seu nome da lista de vencedores do troféu.

Ficha Técnica:

Jogo no Estádio Municipal de Portimão.

Sporting de Braga - West Ham, 1-0. Ao intervalo: 0-0.

Marcadores: 1-0, Rafa, 63 minutos.

Equipas:

- Sporting de Braga: Cristiano (Eduardo, 46), Baiano, Nuno André Coelho (Paulo Vinicius, 46), Santos, Hebert (Florent, 46), Mauro, Luiz Carlos, Luís Silva (Alan, 65), Rafa (Salvador Agra, 77), Yazalde (Edinho, 84) e Helder Barbosa (João Pedro, 46). (Suplentes: Eduardo, João Pedro, Florent, Paulo Vinicius, Salvador Agra, Alan e Edinho). Treinador: Jesualdo Ferreira.

- West Ham: Castillo, Demel, Collins, Tomkins (Mpanzu, 63), Rat-Dinca (Potts, 77), Alou Diarra, Diame, Taylor (Kevin Nolan, 63), Vaz Te, Maiga (Morrison, 46) e Collison. (Suplentes: Jaaskelainen, Jarvis, Lee, Lletget, Morrison, Mpanzu, Noble, Kevin Nolan, Potts e Reid). Treinador: Sam Allardyce.

Árbitro: Fernando Santos (Algarve).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Demel (21), Mpanzu (76) e Kevin Nolan (87).

Assistência: Cerca de 500 espetadores.