O português Rui Sousa (Efapel-Glassdrive) venceu a segunda etapa da Volta a Portugal que ligou Oliveira de Azeméis a Viana do Castelo. O suíço Marcel Wyss (IAM) é o novo camisola amarela.
O ciclista português Rui Sousa (Efapel-Glassdrive) foi o mais forte na chegada ao alto de Santa Luzia e venceu assim a segunda etapa da Volta a Portugal, que ligou Oliveira de Azeméis a Viana do Castelo.
No final da tirada em que se superiorizou a vários adversários estrangeiros em cima da linha de meta, Rui Sousa disse que triunfar nesta etapa foi um «sonho depois de ter vencido na Serra da Estrela em 2008 e na Senhora da Graça no ano passado».
«Acho que esta era a vitória mais desejada e evidentemente que a vitória final é a cereja em cima do bolo. Vencer aqui é inesquecível, na minha cidade, com os adeptos e com as pessoas que gostam de mim», frisou.
Rui Sousa, que ficou a quatro segundos da liderança da geral, disse ainda que gostaria de ter conquistado a camisola amarela, mas disse já ter ficado satisfeito por vencer esta etapa.
O suíço Marcel Wyss acabou por conquistar a liderança da classificação, tendo agora quatro segundos da avanço sobre Rui Sousa e César Fonte, ambos da Efapel-Glassdrive.
A terceira etapa da Volta a Portugal disputa-se este sábado e liga a Trofa a Fafe, numa distância de 165 quilómetros.