As declarações do chefe da diplomacia russa feitas em Washington surgiram depois de Barack Obama ter acusado Vladimir Putin de anti-americanismo.
O ministro russo dos Negócios Estrangeiros considerou que «não se pode esperar uma Guerra Fria» com os EUA, uma expressão que tinha sido utilizada pelo presidente norte-americano Barack Obama.
Em Washington, Sergei Lavrov confirmou ainda que o «dossier Snowden não afeta as grandes linhas da relação» entre os dois países.
Estas declarações surgiram pouco depois de o presidente dos EUA ter acusado o seu homólogo russo Vladimir Putin de anti-americanismo.
Para Obama, passou a existir mais «retórica anti-americana» após o regresso de Putin ao Kremlin em maio de 2012 e considerou mesmo existir reminiscências de «alguns velhos estereótipos da confrontação da Guerra Fria».
Apesar disto, o presidente dos EUA sublinhou que não existem «más relações» com o presidente russo e excluiu a possibilidade de um boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, que se realizarão na cidade russa de Sotchi.