Mundo

Exames médicos a Lula da Silva com resultados «completamente normais»

Lula da Silva Reuters/NachoDoce

De acordo com o chefe da equipa médica que acompanha Lula da Silva, o estado de saúde do antigo presidente brasileiro é «excelente».

O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva realizou hoje exames médicos de controlo, na sequência do cancro na laringe a que foi tratado em 2011 e 2012, os quais apresentaram resultados «completamente normais», informou o médico assistente.

O estado de saúde do ex-presidente «é excelente», disse à imprensa o chefe da equipa que acompanha Lula da Silva no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, Roberto Kalil, citado pela agência EFE.

O médico indicou que os exames foram realizados «para evitar qualquer dúvida sobre o estado do paciente» e permitem desmentir rumores das últimas semanas, segundo os quais o tumor na laringe teria reaparecido.

Kalil indicou que Lula da Silva foi submetido a uma ressonância magnética e a uma laringoscopia, entre outros exames, e que os resultados são «completamente normais, sem nenhum indício de regresso da doença».

O médico acrescentou que o ex-presidente só voltará a realizar exames de rotina em 2014, sem precisar o mês, não havendo «pressa nenhuma» porque o seu estado é «excelente».

O cancro na laringe foi detetado ao ex-presidente em outubro de 2011 e, dois meses depois, Lula da Silva iniciou tratamentos de quimioterapia, seguida de radioterapia.

Em março de 2012, anunciou a remissão total do tumor e, desde então, mantém uma atividade política normal.

Lula da Silva, 67 anos, foi presidente do Brasil entre 2003 e 2011.