O FC Porto venceu o Vitória de Guimarães por 3-0, conquistando a quinta Supertaça consecutiva, num jogo disputado este sábado no Estádio Municipal de Aveiro.
A 35.ª edição do troféu que homenageia Cândido de Oliveira, teve, além de ter sido uma boa partida de futebol - apesar de desequilibrada -, a honra de ter sido disputada num ambiente sensacional em Aveiro, graças aos cânticos constantes dos adeptos das duas equipas.
Licá aos 4 minutos,o colombiano Jackson Martinez aos 16 minutos e o argentino Lucho González aos 45 "assinaram" os golos portistas, todos no primeiro tempo, mas nem por isso os restantes 45 minutos foram um desperdício de tempo.
De realçar o facto de este ser o primeiro título de Paulo Fonseca, novo treinador dos portistas, que substituiu o bicampeão Vítor Pereira que não foi esquecido nas declarações durante a conferência de imprensa após o final do jogo.
A história da partida resume-se à intensidade do futebol portista, com muita posse de bola e rapidez nos lances de ataque, e à eficácia dos tricampeões nacionais nos momentos de decisão.
Um desafio que Paulo Fonseca classificou de «intenso». Já o treinador do Vitória de Guimarães, Rui Vitória, sublinhou que este foi um desafio que mostra uma equipa em inicio de época.
Rui Vitória deu ainda os parabéns aos adeptos do clube que, apesar da derrota, nunca pararam de incentivar a equipa.
Ficha Técnica:
Jogo realizado no Estádio Municipal de Aveiro
FC Porto - Vitória de Guimarães, 3-0. Ao intervalo: 3-0.
Marcadores: 1-0, Licá, 05 minutos; 2-0, Jackson Martínez, 17; 3-0, Lucho Gonzalez, 45.
Equipas:
- FC Porto: Helton, Fucile, Otamendi, Mangala, Alex Sandro, Fernando, Defour (Quintero, 76), Lucho, Licá (Kelvin, 86), Varela (Josué, 63) e Jackson Martínez. (Suplentes: Fabiano, Maicon, Josué, Herrera, Quintero, Kelvin e Ghilas). Treinador: Paulo Fonseca.
- Vitória de Guimarães: Douglas, Adi, Paulo Oliveira, Josué, Pedro Correia, André André (Ricardo, 76), Moreno, Crivellaro (Leonel Olímpio, 46), Barrientos, Marco Matias e Tomané (Maazou, 46). (Suplentes: Assis, Freire, Luís Rocha, Leonel Olímpio, Hernâni, Ricardo e Maazou). Treinador: Rui Vitória.
Árbitro: Artur Soares Dias (Porto).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Moreno (81).
Assistência: 29.100 espetadores.