Um grupo de cientistas de Baltimore afirma ter concretizado a mudança de regime alimentar de uma espécie de peixe: a cobia.
Os investigadores descobririam que se a cobia for alimentada com uma mistura de soja, um concentrado proteico, farinha de trigo, não só pode viver como consegue desenvolver-se mais rapidamente e de forma mais saudável, uma vez que, com estes alimentos, tem uma baixa percentagem de mercúrio.
Os três investigadores da Universidade de Baltimore trabalharam nesta descoberta durante os últimos 4 anos. Em 2009, estes investigadores quiserem mostrar que a cobia podia viver sem comer carne.
Primeiro, tentaram introduzir uma dieta vegetariana, mas rapidamente perceberam que só isto não bastava e que para substituir a carne teriam que lhe dar uma dose reforçada de proteínas e lípidos. Ainda juntaram um ácido presente em bebida enérgicas para dar uma carga de energia à cobia.
Os investigadores acreditam que o facto de terem conseguido fazer com que estes peixes carnívoros sigam uma dieta totalmente vegetariana é a chave para quebrar um ciclo em que os peixes mais pequenos são capturados através da pesca industrial, em parte para fornecer alimentos para peixes criados em aquacultura, um dos setores que mais tem crescido no mundo nos últimos anos.