O português Manuel Cardoso venceu ao sprint a quinta etapa da Volta a Portugal, que ligou Lousada a Oliveira do Bairro, enquanto o espanhol Sérgio Pardilla conservou a liderança.
[youtube:c21Jev0YV5w]
Manuel Cardoso cumpriu os 177,3 quilómetros da tirada em 4:20.47 horas, à média de 41 km/hora, batendo no despique final o espanhol Delio Fernandez (OFM-Quinta da Lixa) e o português Fábio Silvestre (Leopard-Trek), segundo e terceiro, respetivamente.
No final da etapa, Manuel Cardoso explicou que a sua equipa tinha em mente reconquistar a camisola dos pontos e que a Caja Rural «esteve brilhante e com muito coração».
O corredor da Caja Rural adiantou que foi mantida a calma e que «deixámos os corredores arrancar na montanha» e que foi mantido um «ritmo cómodo» para que a equipa não perdesse elementos.
Após a montanha, a Caja Rural fez um trabalho para apanhar todos os fugitivos até à meta, algo que foi conseguido, o que fez com que Manuel Cardoso adiantasse que a «tática foi perfeita».
«Tínhamos uma bala para disparar hoje e era assim que tínhamos de deixar arrancar quem tinha mais força na montanha e mantermo-nos unidos e coesos para trazer a corrida em conjunto até à chegada», resumiu.
Em véspera do dia de descanso, o espanhol Sérgio Pardilla, que chegou integrado no pelotão, com o mesmo tempo do vencedor, conserva a camisola amarela, embora com o mesmo tempo do segundo classificado, o português Rui Sousa (Efapel-Glassdrive).
A sexta etapa, marcada para quarta-feira, vai ligar a Sertã a Castelo Branco, na extensão de 180 quilómetros.