Ana Cabecinha, Inês Henriques e Vera Santos são as atletas nacionais hoje em ação nos Mundiais de Moscovo, competindo nos 20 km marcha, inspiradas pelo quarto lugar conquistado por João Vieira na prova masculina.
As portuguesas não estão entre as favoritas para o pódio, mas são experientes em competições de alto nível e todas elas têm um currículo já valioso, nomeadamente Ana Cabecinha, recordista nacional e regularmente atleta de top-10 - foi mesmo oitava e nona nos Jogos Olímpicos.
O melhor resultado em Mundiais é, no entanto, de Vera Santos, treinada por João Vieira. Há quatro anos, foi quinta, nos Mundiais de Berlim.
Quanto a Inês Henriques, a mais experiente do trio - estreou-se em Mundiais em 2001 -, teve o seu momento de melhor qualidade em Osaca2007, quando foi sétima, em condições especialmente desgastantes por causa da humidade.
A prova é de domínio absoluto da Rússia nos últimos anos e, por maioria de razão, Moscovo2013 também o será.
Yelena Lashmanova não perde desde que se sagrou campeã olímpica, com recorde mundial, e prepara-se para ser campeã mundial absoluta, depois de já o ter sido em juvenis e juniores.
Com a tricampeã mundial e vice-campeã olímpica Olga Kaniskina ausente, a Rússia conta com as muitos experientes Anisya Kirdyapkina e Vera Sokolova para tentar o pódio completo.
A final da marcha disputa-se logo de manhã (6:35 de Lisboa).