Artes

Apartamento de Basquiat em Nova Iorque pode ser arrendado

Jean-Michel Basquiat Direitos Reservados

A casa onde viveu o artista plástico norte-americano Jean-Michel Basquiat, um apartamento em Nova Iorque, foi remodelada com o objetivo de ser arrendada a turistas ou admiradores do pintor.

A informação sobre o apartamento, com 216 metros quadrados, localizado no Soho, foi colocada numa página na Internet, de aluguer de habitações, e pode ser alugada por 487 euros diários, embora o atual proprietário exiga um mínimo de três dias.

A informação foi divulgada precisamente no dia em que se cumprem 25 anos sobre a morte de Basquiat, um desconhecido "graffiter" de Nova Iorque que, nos anos 1980, se tornou numa das figuras do neo-expressionismo, protegido de Andy Warhol.

Depois de ter vivido naquele apartamento, Basquiat mudou-se para outra casa, alugada a Warhol, também em Nova Iorque, onde foi encontrado morto a 12 de agosto de 1988, aos 27 anos, vítima de consumo excessivo de heroína.

Basquiat é apontado como o artista plástico negro mais caro da história da arte. O quadro "Dustheads", vendido em 1982 por 15.000 euros pela galerista italiana Annina Nosei - que deu a conhecer Basquiat ao mundo -, atingiu este ano os 36,5 milhões de euros num leilão.