A atleta foi a melhor portuguesa na final dos 20 km marcha nos Mundiais de Moscovo, na Rússia. A prova foi dominada por duas atletas da casa.
Ana Cabecinha, recordista nacional, terminou a prova no oitavo lugar (1:29.17 horas). Inês Henriques ficou no 11º lugar (1:30.28)e Vera Santos terminou em 17º (1:31.36). Há quatro anos, foi quinta nos Mundiais de Berlim.
Em declarações à Lusa, Ana Cabecinha afirmou ter ficado «surpreendida» com a prova que realizou e «satisfeitíssima» com o oitavo lugar. A atleta diz que é como se fosse uma medalha, depois de ter estado lesionada com uma fibrose.
«É a minha medalha. Tive um mês e meio muito difícil depois da Taça da Europa, agora recuperei e vou continuar. Tive uma grande fibrose e foi complicado superar a dor», explicou.
A final da marcha foi ganha pela campeã olímpica Yelena Lashmanova (1:27.02), atual recordista mundial e que já foi campeã também em juvenis e juniores.
Sete segundos separaram o primeiro do segundo lugar, conquistado pela compatriota Anisya Kirdyapkina (1:27.09).
A chinesa Liu Hong (1:25.46) arrecadou a medalha de bronze, depois de Vera Sokolova ter sido desqualificada já no estádio, o que impediu que o pódio fosse totalmente dominado pela Rússia.