Vida

Chinês constrói montanha na cobertura de prédio de 26 andares (vídeo)

HOW HWEE YOUNG/EFE

Um chinês muito rico queria ter uma montanha à porta de casa, apesar de morar num prédio alto de pequim. Se bem o desejou, melhor o fez e construiu uma réplica no topo do edificio. Agora, as autoridades dão-lhe quinze dias para provar a legalidade da obra.

[youtube:dxSiWnNrbG8]

Aparentemente, as rochas que cobrem a casa são falsas e feitas num material sintético. Já a relva e as árvores são totalmente verdadeiras.

Verdadeiro espanto é também aquilo que as pessoas sentem quando olham para o topo do edifício de 26 andares e veem um pequeno monte, feito com pequenos penedos, cobertos por vegetação que, afinal, esconde uma casa.

Os vizinhos contam que a habitação demorou seis anos a construir e que, por várias vezes, tentaram impedir o avanço das obras já que estão com medo de danos estruturais causados ao edifício. Não tiveram sorte; o endinheirado vizinho do último andar nunca quis saber, mas, agora que a casa está pronta, recebeu um aviso da administração local de Pequim.

O proprietário tem quinze dias para demonstrar que a obra está licenciada ou então tem de deitar a montanha abaixo. Até agora, e segundo a imprensa chinesa, não foi apresentado qualquer documento e a casa está mesmo ilegal.

O dono da habitação foi identificado como o presidente de uma grande indústria pública ligada à medicina tradicional. Um homem poderoso que alega que a casa no topo do edifício é apenas um jardim ornamental. Ele conseguiu fazer o que queria, mas, agora que os jornais se apoderaram da história, enfrenta a ira das entidades locais.

Xi Jinping, o atual presidente chinês, prometeu combater a corrupção que grassa na China. Os jornais de Pequim dizem que a obra é a mais escandalosa construção ilegal na capital do país.