Mundo

Treze mortos em naufrágio de ferry nas Filipinas

O ferry, que transportava 692 pessoas segundo o manifesto de bordo, afundou-se depois de colidir com um navio cargueiro.

Pelo menos treze pessoas morreram e 573 foram salvas do mar, após o naufrágio de um ferry que se afundou depois de colidir com um navio cargueiro, na região central do arquipélago das Filipinas, anunciaram hoje as autoridades.

A guarda costeira filipina, citada pelas agências de noticias internacionais, adianta que ainda não sabe se há pessoas desaparecidas dada a discrepância que existe entre o número de vitimas mortais mais pessoas salvas e o manifesto do navio que indica que 692 pessoas seguiam a bordo, entre passageiros e tripulação.

O ferry Thomas Aquinas, com capacidade para transportar 904 pessoas, afundou-se ao largo do porto de Cebu, no centro do arquipélago, depois de ter colidido com o navio cargueiro Sulpicio 7. As causas da colisão, que ocorreu cerca das 21h00 locais (14h00 em Lisboa), ainda são desconhecidas. A embarcção

De acordo com o contra-almirante Luis Tuason, citado pela agência Reuters, os passageiros lançaram-se à água depois do ferry ter virado mas a escuridão da noite dificultou bastante encontrar as pessoas».

Já a rádio local adianta que muitas das pessoas foram retiradas da água por pescadores, que acorreram ao local depois de saberme do acidente, e posteriormente transportadas . Muitos foram depois transportados para os hospitais locais.

Rachel Capuno, uma responsável da segurança da empresa proprietária do ferry, declarou à rádio DYSS, de Cebu, que o barco se aproximava do porto quando entrou em colisão frontal com o cargueiro.

«O impacto foi muito forte», disse, precisando que o ferry se afundou nos 30 minutos que se seguiram à colisão.