No seu espaço de comentário na SIC, este ex-líder do PSD considerou se o Tribunal Constitucional se opuser à redução de salários e pessoal estará a impedir o Governo de reduzir impostos.
O social-democrata Marques Mendes disse não perceber as críticas feitas pela oposição ao primeiro-ministro, que foi acusado de ter feito uma pressão ilegítima sobre o Tribunal Constitucional durante o discurso de sexta-feira na Festa do Pontal.
«Tudo é pressão, mas esta pressão no sentido do aviso, é legítima», acrescentou este ex-líder do PSD, que entende que o Tribunal Constitucional estará a fazer um «bloqueio» ao se opor à redução de salários e, ao mesmo tempo, à redução de pessoal.
No seu espaço de comentário na SIC, Marques Mendes defendeu que, no caso de o Tribunal Constitucional se opor a estas duas questões, estará a impedir que o Governo faça uma redução de impostos.
«Hoje há um clamor nacional no sentido de baixar impostos. Para baixar impostos é preciso diminuir despesa e para diminuir despesa é preciso fazer um de dois cortes: reduz salários ou reduz pessoal», lembrou.
Marques Mendes considerou ainda que no Governo nem enfrenta tanto o problema de ter de cumprir a Constituição, mas sim o da «interpretação» da Lei Fundamental por parte do Tribunal Constitucional.