Vida

Funchal: Desativado Plano Municipal de Emergência

Joana Sousa/ASpress/Global Imagens

O Plano Municipal de Emergência do Funchal foi desativado às 12:15, anunciou hoje o presidente da câmara, considerando que a situação atual ao nível de incêndios é de «rescaldo».

«Entendemos desativar o Plano Municipal de Emergência a partir deste momento, uma vez que não se justifica», disse Miguel Albuquerque, no final de uma reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil, no quartel dos Bombeiros Municipais do Funchal.

Segundo o presidente da câmara, vinte casas foram atingidas pelos incêndios que lavram no concelho do Funchal desde as 02:30 de sexta-feira.

«No Monte, sobretudo nas zonas Tílias, Lombos e Lajinhas, temos 11 casas totalmente destruídas e nove casas com danos parciais», revelou.

O autarca adiantou existirem, «como é habitual nestas situações, árvores caídas ou em risco de queda», cujo abate está a ocorrer, e «um conjunto de infraestruturas danificadas», estando em curso «limpezas» e «apoio total às populações afetadas».

Miguel Albuquerque revelou ainda que pediu ao ministro Miguel Macedo dinheiro para ajudar as forças de intervenção a renovar o material.

Entretanto, ouvido pela TSF, o coordenador da Proteção Civil na Madeira, Luís Neri, adiantou que, das duas frentes do fogo, apenas uma continua por dominar.

Redação