No final da 10ª tirada da prova, o espanhol da OFM-Quinta da Lixa manteve os quatro segundos de avanço sobre o seu companheiro de equipa Gustavo Veloso.
O espanhol Alejandro Marque (OFM-Quinta da Lixa) venceu a Volta a Portugal em bicicleta, ao manter os quatro segundos de avanço sobre o seu companheiro de equipa Gustavo Veloso no final da 10º e última tirada da prova.
A derradeira etapa da prova foi ganha pelo norte-americano Jason Keough (United Heathcare), que bateu em cima da meta o francês Maxim Daniel (Sojasun) e o italiano Filippo Baggio (Ceramica Flaminia).
O ciclista galego da OFM-Quinta da Lixa chegou tranquilamente integrado no pelotão, o que foi suficiente para assegurar o seu triunfo final na prova.
«Foi algo impressionante e o dia mais feliz da minha vida», reconheceu no final da última etapa Alejandro Marque, que não esqueceu a colaboração dos elementos da sua equipa.
O português Rui Sousa, da Efapel-Glassdrive, que não quis fazer grandes comentários ao que se passou no seio da sua equipa, acabou por ficar com a terceira posição da geral a 50 segundos do líder da classificação geral.
«Levo quatro pódios na Volta a Portugal e toda a gente sabia que o meu sonho era ganhar a Volta, mas o Marque e o Veloso foram mais fortes no contrarrelógio. Dei o meu melhor e não dava para fazer mais», admitiu.