O Gil Vicente venceu a Académica por 2-0 numa partida em que jogou quase toda a segunda parte reduzido a dez. Bruno Moraes e Luís Martins marcaram os golos.
O Gil Vicente sofreu, este domingo, para ganhar em casa à Académica por 2-0 em jogo a contar para a jornada inaugural da Liga, uma vez que jogou quase metade da partida com menos um elemento.
Apesar do bom início da formação de Coimbra, o Gil Vicente precisou apenas de quatro minutos para se adiantar no marcador, num golo de Bruno Moraes, de grande penalidade, a castigar uma falta sobre o avançado brasileiro na grande área.
A equipa de Coimbra passou então a dominar a partida e esteve muito perto da marcar aos 33 minutos, mas o guardião Adriano, com um grande intervenção, evitou o golo de Ivanildo.
Depois da expulsão de Draman aos 47 minutos, o domínio da Académica acentuou-se ainda mais, contudo, o guardião Adriano ou a defesa gilista iam evitando o golo dos "estudantes".
Com o aproximar do final da partida, o Gil Vicente tentou o contra-ataque e poderia ter ampliado a sua vantagem por Simi, a oito minutos do final.
Marinho respondeu com um remate ao ferro que poderia ter dado o empate à Académica, contudo, foi mesmo o Gil Vicente a marcar por Luís Martins, mesmo em cima do final.
Sob a arbitragem de Pedro Proença, de Lisboa, no Estádio Cidade de Barcelos, com a assistência de 3070 espectadores, as equipas alinharam da seguinte forma:
Gil Vicente: Adriano Facchini, Gabriel, Halisson, Danielson, Luís Martins, Keita, João Vilela, Leandro Pimenta (Luan, 79), Diogo Viana (Simi Nwankwo, 60), Bruno Moraes (Paulinho, 49) e Draman.
Suplentes: Caleb, Simi Nwankwo, Brito, Vítor Gonçalves, Pek's, Luan e Paulinho.
Académica: Ricardo, Marcelo, Halliche, Reiner Ferreira, Djavan (John Ogu, 79), Bruno China (Diogo Valente, 67), Makeléle (Marinho, 28), Cleyton, Ivanildo, Buval e Manoel.
Suplentes: Peiser, João Dias, Aníbal, Marinho, Marcos Paulo, Diogo Valente e John Ogu.
Ação disciplinar: cartão amarelo para Halliche (03), Luís Martins (12), Draman (21 e 47), Halisson (32), Simi Nwankwo (62) e Marcelo (72). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para Draman (47).