Artes

«Andanças» começa hoje em Castelo de Vide

Festival «Andanças» 2013 Direitos Reservados

Cerca de mil artistas vão participar na 18ª edição do festival «Andanças», iniciativa que espera acolher mais de 20 mil pessoas, a partir desta segunda-feira.

O festival é promovido pela Associação para a Promoção da Música e Dança PédeXumbo, com o apoio da Câmara de Castelo de Vide, e vai decorrer até dia 25, na zona da albufeira de Póvoa e Meadas, naquele concelho do norte alentejano.

O festival, que permaneceu 15 anos em São Pedro do Sul (Viseu) e um ano em Celorico da Beira (Guarda), realiza-se este ano no Alentejo, junto à fronteira com Espanha.

O «Andanças», que vai decorrer numa área de cerca de 25 hectares, dedica-se a promover a música e as danças populares e conta com o apoio logístico de mais de 600 voluntários.

Com vários palcos e espaços criativos, no "Andanças" vão decorrer concertos, oficinas de dança e workshops centrados nas danças tradicionais portuguesas, street dance, capoeira, forró, hip-hop, danças egípcias, havaianas, tradicionais de Cabo Verde, salsa cubana ou sapateado, entre outras.

Peças de teatro, cinema, sessões de improviso e visitas ao Museu de Póvoa e Meadas e ao Menir da Meada, o maior da Península Ibérica, são outras das atividades. De acordo com a organização, o certame oferece ainda oficinas criativas, ioga, pilates, reflexologia, relaxamento, passeios e oficinas de instrumentos.