Artes

Morreu o escritor norte-americano Elmore Leonard

Elmore Leonard Reuters/Lucas Jackson

O autor, que morreu aos 87 anos, publicou mais de 40 títulos, sobretudo policiais, tendo muitos deles sido adaptados para cinema, mas também para televisão.

O escritor norte-americano Elmore Leonard, autor de vários policiais adaptados ao cinema, morreu, esta terça-feira, aos 87 anos, em Detroit, nos EUA.

Nascido a 11 de outubro de 1925, em Nova Orleães, Leonard publicou mais de 40 títulos, entre as quais "Um homem", que foi levado ao grande ecrã em 1957 por Martin Ritt e foi protagonizado por Paul Newman.

"Jackie Brown", realizado por Quentin Tarantino, "O comboio das 3 e 10", dirigido por James Mangold, "Romance Perigoso", de Steven Soderbergh e "Jogos Quase Perigosos", de Barry Sonnenfeld, foram outros dos títulos de Leonard adaptados para cinema.

Elmore Leonard, que começou por escrever "westerns" antes de se focar sobretudo no género policial, teve ainda algumas das obras adaptadas a televisão.

O escritor tinha sofrido um ataque cardíaco a 29 de julho numa altura em que estaria a preparar um novo romance policial. "Blue Dreams", o 47º livro do autor, deverá publicado ainda este ano.