Vida

Aljazeera chega esta terça-feira aos ecrãs dos EUA

Aljazeera America

A Aljazeera America vai chegar a metade da população norte-americana e conta com 900 funcionários, a maior dos quais vindos dos EUA.

A televisão Aljazeera chega esta terça-feira aos ecrãs norte-americanos com a promessa de informação aprofundada, menos opinião e menos publicidade.

Com quase 900 funcionários, a maior parte produtores e jornalistas norte-americanos e com vários nomes conhecidos que estiveram ligados a estações com a ABC e a CNN, muitos perguntam o canal terá sucesso nos EUA.

A versão norte-americana da Aljazeera, que abriu 12 delegações espalhadas por todos os EUA, vai chegar via cabo a 48 milhões de casas, ou seja, a metade da população dos norte-americana e promete reportagens originais.

«Terá 14 horas de notícias em direto» por dia, adiantou um responsável da Aljazeera America, que promete também menos gritaria e jornalismo de investigação.

Em janeiro, o canal financiado pelo governo do Qatar comprou a Current TV, um canal norte-americano de televisão por cabo, o que permitiu à Aljazeera cumprir um sonho antigo de entrar no mercado dos EUA.