Outras modalidades

Pedro Fraga rema para as medalhas nos Mundiais

Direitos Reservados

O remador olímpico Pedro Fraga está focado "numa medalha" nos Mundiais de remo, que principiam no domingo em Chungju, Coreia do Sul, procurando assim o pleno de pódios internacionais em provas de 2013.

«A ideia é fazer o mesmo que tenho conseguido este ano em skiff (LM1x), ir ao pódio. Trabalhei bem todo o ano, os resultados corresponderam e agora espero estar um pouco acima do que fiz até agora», disse à Lusa o único remador luso nestes Mundiais.

Vice-campeão da Europa em skiff, Pedro Fraga, que em 2014 voltará fazer equipa com Nuno Mendes no olímpico double scull, conquistou já o ouro nas Taças do Mundo de Eton Dorney (Inglaterra), onde decorreram as provas olímpicas de 2012, e Lucerna (Suíça).

«Trabalhei bem a época toda. Está a ser um ano muito estimulante e a melhor forma de o terminar é com mais uma medalha. É difícil, mas acredito que tenho valor para conquistar mais um pódio», assumiu.

Fraga admite que o principal rival na corrida ao inédito título mundial é o dinamarquês Henrik Stephansen, bicampeão do Mundo, que também ostenta o título europeu.

«É um atleta muito forte fisicamente e também bastante experiente, mas não é o único adversário complicado. Temos o neozelandês, o francês...», adverte o atleta do Sporting.

Em 2014, o portuense assumirá o regresso à dupla de muitos anos com Nuno Mendes, com quem foi oitavo em Pequim2008 no double scull e quinto em Londres2012 e com quem espera "poder atacar o pódio no Rio2016".

«Este ano está a dar para tirar algumas conclusões. Acredito que na próxima época estaremos ambos mais fortes, melhorando algumas capacidades individuais que vão favorecer a equipa. Acredito que regressaremos mais completos», vincou.

A vida da dupla olímpica foi feita de distanciamento da federação, nos anos da liderança de Rascão Marques, mas com a equipa diretiva comandada por Luís Ahrens Teixeira tudo está a ser «bem diferente».

«Nota-se que há um projeto e vontade de fazer as coisas. Não há dinheiro, mas uma preocupação em dar as condições possíveis aos atletas. Espero que o trabalho de toda a equipa frutifique», desejou.

Pedro Fraga começa a competir no domingo quando lutar pelo acesso aos quartos de final, que se disputam na quarta-feira, decorrendo as meias e a final nos dias subsequentes: em cada uma das provas, apuram-se os três primeiros.