O incêndio na Serra do Caramulo, que começou na quarta-feira, mantém o maior número de operacionais. O fogo na Serra da Estrela foi dado como dominado pelas 15:30.
De acordo com a informação disponibilizada na página da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), às 16:00 eram cinco os incêndios mais significativos ativos no território continental, concentrados nos distritos de Viseu, Vila Real e Viana do Castelo.
Para além destes cinco incêndios, surge a informação relativa a mais dois que foram dados como dominados pelas 15:30.
Um deles é um incêndio na Serra da Estrela, concelho da Covilhã, distrito de Castelo Branco. Continuam no terreno 260 operacionais, apoiados por 69 viaturas, dois helicópteros e três aviões bombardeiros. O outro incêndio dominado é em Penedos Letras/Oliveira, no distrito de Braga.
Quanto aos cinco incêndios ainda ativos, o que concentra mais meios é o fogo que deflagrou na quarta-feira na Serra do Caramulo, em Viseu, e que provocou a morte de uma bombeira. O incêndio, que na manhã de sexta-feira chegou a ser dado como dominado, está hoje a ser combatido por mais de 300 operacionais apoiados por 84 veículos e dois helicópteros.
Há ainda três incêndios no distrito de Vila Real. Em Torneiros/Beça, no concelho de Boticas, um incêndio em floresta é combatido por 90 bombeiros apoiados por 28 veículos e dois helicópteros.
No concelho de Chaves, um incêndio lavra em Santo António de Monforte, desde as 20:58 de sexta-feira. O incêndio tem duas frentes ativas e está a ser combatido por 55 bombeiros, apoiados por 15 veículos. No mesmo concelho, um incêndio em mato em Calvão tem no terreno 59 bombeiros, 31 viaturas e dois aviões bombardeiros.
No distrito de Viana do Castelo, em Ponte de Ervideira/Padroso, um incêndio em floresta que começou esta manhã está a ser combatido por 43 operacionais, apoiados por nove viaruras e um helicóptero.