Portugal vai disputar no domingo a medalha de bronze com a Dinamarca, depois de ter perdido na sexta-feira nas meias-finais com a Rússia, por 35-23, em Gdnynia, na Polónia.
A seleção portuguesa, evidenciando fragilidades ofensivas, teve dificuldade em acompanhar o ritmo da Rússia, que chegou ao intervalo a vencer por 20-8 e que na segunda parte geriu a vantagem sem dificuldades. A guarda-redes Jessica Ferreira evitou males maiores e foi eleita melhor jogadora do encontro.
«Não entrámos bem no jogo. Acusámos demasiado o cansaço e os muitos jogos, estivemos mal defensivamente. Na segunda parte, tivemos de correr atrás do prejuízo e tentámos até ao fim recuperar, mas era quase impossível. Com uma seleção destas, qualquer erro nosso paga-se com golo na nossa baliza», disse a selecionadora portuguesa, Sandra Fernandes.
A treinadora reconheceu que «a Rússia foi um justo vencedor» e que Portugal, como 'outsider' dos quatro semifinalistas, pagou pelo facto de ter surpreendido neste campeonato, em que alcançou o melhor resultado de sempre neste escalão.
No domingo, Portugal discute a medalha de bronze com a Dinamarca, que na outra meia-final foi derrotada pela Suécia. Russa e suecas vão lutar pelo título europeu.