O combate às chamas obrigou à retirada de pessoas em pelo menos seis aldeias da Serra do Caramulo. Há 11 fogos ativos esta manhã que merecem destaque no site da Proteção Civil.
Os habitantes estão a ser retirados de casa por precaução por causa do fogo. Há seis aldeias em perigo, no concelho de Tondela e no concelho de Águeda.
Em declarações à TSF, o segundo comandante distrital de Viseu, Henrique Pereira, disse que o combate às chamas ficou complicado durante a madrugada por causa do vento.
Também o presidente da junta freguesia de São do Monte, no concelho de Tondela, que tem estado a receber as pessoas que foram obriagadas a sair das suas casas, diz que o incêndio está complicado. Luís pereira confirmou à TSF que seis aldeias foram evacuadas até ao momento.
Este incêndio no concelho de Tondela, distrito de Viseu, está a mobilizar quase 500 operacionais, apoiados por 139 viaturas, e vão ser mobilizados quatro aviões e um helicoóptero.
Os meios aéreos também foram enviados para o Parque Natural do Alvão, em Mondim de Basto, distrito de Vila Real. Apesar de não haver aqui povoações em perigo, a situação também está complicada. 300 operacionais tentam dominar as chamas em duas frentes, apoiados por 90 viaturas.
O site da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) destaca nesta altura11 incêndios por dominar. Para além de Viseu e Vila Real, onde o combate está mais complicado, Porto e Braga são os distritos com um maior número de incêndios.