Vida

Incêndios: Hospitais de Coimbra oferecem apoio psicológico às vítimas e familiares

Global Imagens/Henriques da Cunha

O Centro de Prevenção e Tratamento do Trauma Psicogénico (CPTTP) do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) disponibiliza acompanhamento às vítimas dos incêndios florestais.

Estas pessoas viveram situações de enorme pressão com níveis de ansiedade muito elevados, em alguns casos envolvendo mortes.

Ouvido pela TSF, o diretor do Serviço de Psiquiatria do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra explicou que as vítimas de incêndios florestais têm sintomas idênticos aos de outras pessoas que sofrem traumas e stress pós-traumático.

António Reis Marques sublinhou que, apesar de as vítimas de incêndios florestais serem acompanhadas plas equipas de emergência no local das ocorrências, essa ajuda não é suficiente.

Trata-se de problemas mais profundos, que podem exigir tratamentos muito prolongados e cuja intensidade e sintomas varia muito de pessoa para pessoa.

O responsável adiantou que tem já preparada uma equipa multidisciplinar para receber as vítimas dos fogos sete dias por semana, 24 horas por dia.