Vida

Mais de 600 quilogramas de berbigão de Olhão em festival de Portimão

Direitos Reservados

Mais de 600 quilogramas de berbigão oriundo de Olhão vão ser confecionados no próximo fim de semana na aldeia algarvia da Figueira, em Portimão, onde cerca de 100 voluntários organizam o 11.º Festival de Berbigão.

Massa de berbigão, arroz de berbigão, papas de milho de berbigão, rissóis de berbigão e berbigão ao natural são alguns dos pratos a confecionar com aquele marisco e que poderão ser degustados num festival gastronómico totalmente organizado por voluntários, contou à Lusa Idalécia Carmo, 47 anos, e uma das voluntárias da organização.

Segundo Idalécia Carmo, antes o berbigão vinha todo da Ria de Alvor, mas atualmente é quase todo «encomendado aos mariscadores de Olhão, cidade piscatória do Algarve, junto à Ria Formosa, e onde há muita oferta de marisco.

O Festival do Berbigão recebeu na última edição «três mil pessoas» e foram confecionados «600 quilogramas de berbigão». Para o certame deste ano, as expectativas são idênticas, acrescentou à agência Lusa Pedro Poucochinho, da Câmara Municipal de Portimão, uma das entidades que apoia o evento, com a associação local, a Sociedade Desportiva Figueirense.

«Este festival, de fortes características populares», tem vindo «progressivamente a marcar pontos», disse a mesma fonte, adiantando que o festival abre as portas pelas 19:00 de sábado no polidesportivo de Figueira, junto à Estrada nacional 125, e o custo do ingresso por pessoa é de três euros, com oferta de um prato de berbigão.