Economia

Bastonário: Aumento das dívidas fiscais relacionado com máquina tributária

João Girão/Global Imagens

O bastonário da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas está convencido que o aumento das dívidas fiscais pendentes nos tribunais estará relacionado com abusos da máquina tributária.

A edição de hoje do Diário Económico avança que nos primeiros três meses do ano, as dívidas fiscais paradas nos tribunais aumentaram 400 milhões de euros, o que representa uma subida de sete por cento. São números avançados pelo Conselho Superior dos Tribunais Administrativos e Fiscais.

O bastonário da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas admite que a contribuir para estes números podem estar também as dificuldades de muitas empresas em pagar impostos.

Domingues de Azevedo acredita, no entanto que o principal problema é mesmo o aumento dos casos de abuso de quem trabalha na máquina fiscal.

A descida das dívidas fiscais era um dos objetivos inscritos no memorando assinado com a 'troika'. Para tal foram criadas equipas especiais de juízes para resolver os casos que envolvem verbas superiores a 1 milhão de euros. Ao todo, no final de março, estavam pendentes cerca de sete mil milhões de euros nos tribunais por causa de dividas fiscais.