Vida

Skater arquiteto desenhou o primeiro parque de skate em Lisboa

Um skater não tem de saber de projetos de construção e um arquiteto não tem de saber andar de skate, mas Francisco Lopez sabe dos dois 'ofícios', como provou no Skate Parque Rock in Rio, hoje inaugurado em Lisboa.

«Nem um skater tem de obrigatoriamente saber medidas, nem um arquiteto tem de saber andar de skate», afirmou o autor do projeto à agência Lusa para apontar a vantagem de juntar os dois saberes e ver concretizado o primeiro parque para skaters na capital.

«Para a boa realização e concretização dos espaços e para o design ser sempre apelativo e ter um chamariz de novidades», comentou o praticante de skate há 27 anos e que assumiu o «concretizar de um sonho» depois de fazer uma demonstração no parque.

Neste espaço há a 'zona de bowl's' (mais conhecida por 'piscinas'), uma 'street plaza' - uma zona inspirada nas praças públicas, com corrimões, bancos e rampas semelhantes - e uma 'street competição' - zona com as dimensões adequadas para a realização de competições de skate.

O vereador do Espaço Público da Câmara Municipal de Lisboa, José Sá Fernandes, referiu o facto de os skaters «estarem muito contentes», no seu entender «a melhor maneira de aferir se [o equipamento] é muito bom».

Sá Fernandes lembrou que naquele vale já se avistam os talhões de hortas, «todas atribuídas» aos moradores da área, e que futuramente ali estará um parque infantil, além de um parque de merendas.

«Do Areeiro, pela Afonso Costa, já podemos vir aqui passear, andar de bicicleta, de skate ou só sentar. Este parque vai ligar aos Olivais, que depois segue até à Expo», comentou o vereador.

O parque de skate resulta de uma contrapartida da realização do Rock in Rio e Raquel Pinhão, desta organização, referiu que a presença em Lisboa vai além dos cinco dias de festival de música. «O lazer, a festa e o convívio gerais é o que nós ambicionamos», resumiu.

A próxima intervenção no local deve ser a vedação do parque a tempo da comemoração dos 10 anos do Rock in Rio, em maio de 2014, na qual haverá «surpresas» que a organização promete ir revelando a partir deste mês ou de outubro.