Economia

Apollo e Fosun passam à segunda fase de reprivatização das seguradoras da CGD

O Governo admitiu os investidores de referência Apollo Managment International LLP e o Fosun International Limited para a segunda fase do processo de venda das ações representativas as companhias de seguros Fidelidade, Multicare e Cares, do Grupo CGD.

«Foram admitidos a participar na fase subsequente do processo de alienação das ações representativas do capital social das sociedades Fidelidade, Multicare e Cares, os seguintes investidores de referência: Apollo Managment International LLP e Fosun International Limited», anunciou o ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, Luís Marques Guedes, em conferência de imprensa, após o Conselho de Ministros (CM).

O governante adiantou que a proposta dos norte-americanos Apollo visa a aquisição «da totalidade das ações» das empresas seguradoras e a proposta dos chineses Fosun «é mista», aponta quanto aos dois veículos criados dentro da operação, «para a aquisição de 70% de uma e 51% da outra».

Nesta segunda fase, explicou, «a negociação pode alterar este quadro», pelo que concorrentes que manifestaram interesse na primeira fase e foram, entretanto, afastados podem ainda «associar-se e criar uma 'joint venture' (parceira) com os candidatos que agora seguem».

Marques Guedes avançou ainda que as propostas vinculativas terão de ser apresentadas até ao início de novembro, data a partir da qual decorrerá a negociação durante um mês.

O Governo espera ainda receber uma formulação do Instituto Português de Seguros, que vai conduzir a fase de negociação, sendo esta submetida ao CM até 11 de dezembro para a tomada de decisão.

Marques Guedes lembrou que entre um conjunto de 66 potenciais investidores de referência que o Estado, através da Caixa Seguros e Saúde, convidou à apresentação de intenções de aquisição, foram recebidas cinco intenções de aquisição da totalidade ou parte das empresas seguradoras.

Já na quarta-feira, o Governo anunciou a nomeação de José Manuel Costa, Diogo Leite Campos e Jorge Vasconcelos como membros da Comissão Especial de Acompanhamento à privatização das seguradoras Fidelidade, Multicare e Cares, do grupo CGD, segundo o despacho publicado em Diário da República.

Redação