Autárquicas 2013

Bloco suspende apoio à candidatura à câmara de Elvas

Candidatos do Bloco de Esquerda a Elvas Direitos Reservados

Em causa estão artigos de cariz racista no blog "Bloco de Esquerda Elvas". O coordenador distrital bloquista assegura que o autor do blog é o cabeça de lista à Assembleia Municipal.

A candidatura autárquica bloquista em Elvas está suspensa, isto depois de um blog intitulado "Bloco de Esquerda Elvas" ter publicado artigos de cariz racista associando pessoas de etnia cigana a vários crimes.

Depois de a ONG SOS Racismo ter denunciado o caso, a direção bloquista, que disse retirar o apoio político a esta candidatura, repudiou os conteúdos do blog, que entretanto foi removido, e promete uma decisão definitiva sobre o caso para sábado.

Em declarações à TSF, o cabeça de lista à câmara municipal de Elvas pelo Bloco de Esquerda garantiu nada ter a ver com os conteúdos deste blog, até porque tem «feito trabalho de campo com minorias étnicas e desfavorecidos a nível concelhio e local».

«Demarco-me, porque não me revejo naquilo que dizem que está insinuado e que foi apontado para a Comissão Nacional do Bloco de Esquerda», sublinhou Francisco Castelo, que disse desconhecer o que está escrito nesse blog.

Por isso, acrescentou Francisco Castelo, «isto dá-me mais força para continuar com ou sem o símbolo do partido e irei avançar com a minha equipa e apoiantes».

O candidato bloquista insistiu não estar associado ao que está publicado neste blog e estar longe do que aí foi escrito, pois «até levo pessoas de raça cigana e negra a apoiar a minha candidatura».

Por seu lado, o coordenador distrital bloquista de Portalegre lembrou que este não é um blog oficial do partido, apesar de ser gerido por Manuel Figueiredo, cabeça de lista à Assembleia Municipal de Elvas.

«Não é admissível que uma candidatura tenha um candidato com este tipo de postura. Assumo a responsabilidade de o Bloco de Esquerda de até agora ter permitido que todas estas coisas continuassem», explicou Paulo Cardoso.

O coordenador autárquico nacional do Bloco de Esquerda frisou que o partido se tinha de demarcar deste caso imediatamente, tendo em conta a gravidade dos conteúdos xenófobos.

Contactado pela TSF, Pedro Soares assegurou que haverá uma reunião no sábado em que será tomada uma decisão definitiva, sendo que para já a única pessoa a quem foi retirada a confiança política foi ao cabeça de lista à Assembleia Municipal de Elvas.

«Quero dizer que o autor das manifestações que repudiamos e nos demarcamos é o atual cabeça de lista à Assembleia Municipal de Elvas. Relativamente às restantes candidaturas vamos esperar pela reunião da comissão distrital de Portalegre», marcada para sábado, concluiu.

Redação