João dos Santos é considerado o criador da moderna saúde mental infantil em portugal e foi um dos fundadores da Sociedade Portuguesa de Psicanálise.
O Cinema São Jorge, em Lisboa, acolhe esta sexta-feira e sábado, uma conferência para assinalar o centenário do nascimento do psiquiatra e pedagogo João dos Santos, o «criador da moderna saúde mental infantil» em Portugal.
A conferência internacional «João dos Santos no Século XXI: Saúde, Educação, Cultura, Sociedade» tem por objetivo divulgar o pensamento do psiquiatra, que «desenvolveu um olhar novo sobre o valor da arte no desenvolvimento da criança e sobre a educação na família, na escola e na comunidade».
João dos Santos criou uma obra escrita inovadora, promoveu a criação do Centro de Saúde Mental Infantil de Lisboa, criou instituições dedicados à prevenção, tratamento e integração da criança, como a Liga dos Deficientes Motores, o Centro Helen Keller e a Associação Portuguesa de Surdos, entre outros, tendo participado igualmente na criação do Instituto de Apoio à Criança.
Ouvido pela TSF, Augusto Carreira, presidente da Associação Portuguesa de Psiquiatria da Infância e da Adolescência destaca o papel inovador de João dos Santos, que o distinguiu dos demais, ao conseguir conciliar dois aspetos essenciais para a infância: a parte educativa e a saúde mental.
Augusto Carreira salienta também a«ação decisiva» de João dos Santos« no que diz respeito a tirar a pedopsiquiatria dos hospitais e transformá-la em algo de mais vivo junto da comunidade».
«Foi um homem que abriu a saúde mental infantil para a comunidade».
O centenário do psiquiatra é assinalado no próximo dia 26, com o Encontro "Casa da Praia -- Centro Doutor João dos Santos", na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, dedicado à instituição criada por João dos Santos em 1975, serviço especializado do Centro de Saúde Mental Infantil e Juvenil de Lisboa.