Vida

Quatro detenções em ação de combate à imigração ilegal em explorações agrícolas

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras indicou hoje que deteve quatro estrangeiros ilegais no país no âmbito de uma operação de combate ao tráfico de pessoas e ao auxílio à imigração ilegal, realizada em explorações agrícolas em diferentes regiões.

Numa nota enviada à imprensa, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) adianta que realizou, na quinta-feira, em conjunto com a GNR, uma operação em diversas explorações agrícolas no Alentejo, Ribatejo, zona Oeste de Lisboa e Algarve, no âmbito do combate ao tráfico de pessoas e ao auxílio à imigração ilegal.

Segundo o SEF, no âmbito da operação foram cumpridos 11 mandados de busca em domicílios e um em escritório de uma empresa de trabalho temporário, sendo ainda realizadas fiscalizações aos respetivos locais de trabalho, onde se encontravam cidadãos estrangeiros, para apurar a sua situação documental.

O SEF identificou 25 cidadãos estrangeiros em situação ilegal, dos quais quatro foram detidos para efeitos de instauração de processo de afastamento do país, dez foram notificados para abandono voluntário do país e 11 foram notificados para comparência no SEF.

No total, o SEF identificados 170 trabalhadores estrangeiros.

Da operação resultou ainda a apreensão de diversa documentação relacionada com a contratação dos trabalhadores e a sua atividade laboral, acrescenta a nota do serviço de segurança.

A ação realizou-se no âmbito de uma investigação criminal que corre no Ministério Público de Grândola, na qual há indícios de prática dos crimes de tráfico de pessoas, auxílio à imigração ilegal e angariação de mão-de-obra ilegal.

A operação mobilizou 54 operacionais do SEF, apoiados por 80 militares da GNR, que também colocou no terreno 13 equipas cinotécnicas para sinalização de estupefacientes.

Redação