Vida

Algarve: Polícia Marítima e Anacom apreendem 14 equipamentos de rádio

A Polícia Marítima e a Autoridade Nacional de Comunicações fiscalizaram 28 embarcações na costa algarvia, entre terça e quinta-feira, e 57 equipamentos de comunicação rádio, tendo apreendido 14 destes últimos.

«A operação, que decorreu em todos os portos do Algarve e águas interiores marítimas, teve como objetivo combater casos de interferências ao nível das comunicações em ambiente marítimo, designadamente resolver problemas relacionados com interferências eletromagnéticas», lê-se num comunicado enviado hoje à comunicação social.

As interferências tinham origem em equipamentos instalados a bordo de embarcações e em terra, que afetavam não só «os canais privativos do Sistema de Comunicações da Autoridade Marítima, como também inúmeras frequências do Serviço Móvel Marítimo, Serviço Móvel Aeronáutico, Serviço Móvel Terrestre e Serviço Amador de Radiocomunicações», explica a mesma fonte policial.

A operação de fiscalização foi realizada em 20 embarcações marítimo-turísticas, sete embarcações de pesca e uma embarcação de tráfego local.

A Polícia Marítima e a Anacom desenvolveram diligências em 29 estações terrestres, móveis e fixas, tendo sido fiscalizados um total de 57 equipamentos de comunicação rádio.

Da ação, resultou a apreensão de 14 equipamentos de comunicações rádio, devido a infrações detetadas, na sua maioria pela "falta de certificação e a utilização indevida de frequências não autorizadas".

Foram ainda elaborados dez autos de notícia.