O alemão Sebastian Vettel (Red Bull) conquistou hoje a "pole position" para o Grande Prémio de Itália, 12.ª prova do Mundial de fórmula 1, partindo pela quarta vez esta temporada do primeiro lugar da linha.
Para conseguir a 40.ª "pole" da sua carreira e a 50.ª da Red Bull, Vettel conseguiu, à última tentativa, a melhor volta ao circuito de Monza, em 1.23,755 minutos.
[Youtube:XQB2wtfgufY]
Do segundo lugar da grelha vai sair o outro piloto da Red Bull, o australiano Mark Webber, o único a acompanhar Vettel com um tempo abaixo dos 1.24 minutos, ao rodar em 1.23,990.
O espanhol Fernando Alonso (Ferrari), segundo do Mundial, vai sair apenas do quinto lugar, depois de fazer um tempo de 1.24,142 minutos, enquanto o australiano Daniel Ricciardo (Toro Rosso) foi sétimo, ao rodar em 1.24,538, naquele que é o seu primeiro após saber que vai subir à Red Bull na próxima época.
Na segunda linha da grelha de partida, ficou de forma algo surpreendente o alemão Nico Hulkenberg (Sauber), seguido do brasileiro Felipe Massa (Ferrari).
A qualificação em Monza acabou por reservar algumas surpresas, como as eliminações do finlandês Kimi Raikkonen (Lotus) e do inglês Lewis Hamilton (Mercedes) na segunda ronda.
Terceiro no Mundial de pilotos, Hamilton, que tinha conseguido a "pole position" nos últimos quatro grandes prémios, conseguiu apenas o 12.º tempo e vai sair um lugar atrás de Raikkonen, quarto no campeonato.