Na sequência de um acordo de cooperação com o Museu do Prado, o Museu Nacional de Arte Antiga vai receber quase 60 obras «no domínio da pintura de paisagem».
Quase 60 obras de referência do Museu do Prado, em Madrid, vão estar em exposição no Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) a partir de 29 de novembro.
Esta exposição surge na sequência de um protocolo de cooperação entre os dois museus assinado esta segunda-feira e que prevê a vinda para o museu português obras «no domínio da pintura de paisagem».
Em declarações à TSF, o diretor do Museu Nacional de Arte Antiga explicou que vão estar expostas neste museu obras de Rubens, Brueghel e Lorrain, que estavam incluídas na exposição a «A Pintura do Norte no Museu do Prado».
António Filipe Pimentel adiantou ainda que o «Museu Nacional de Arte Antiga vai ceder o tríptico As Tentações de Santo Antão a título absolutamente excecional recebendo como contrapartida a título absolutamente excecional uma das obras primas do Museu do Prado, que é um dos três auto-retratos de Duhrer conhecidos».
«Na possibilidade de fruir em Lisboa, no MNAA, esta grande exposição no imediato ou este tratamento de exceção que os dois museus se dão mutuamente em 2016 faz um arco que não é mais que a vanguarda de projetos que entretanto se seguirão», frisou.